quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Especialistas versus Generalistas...

Este é um dilema muito pessoal que me "atazana" a mente desde que tenho memória: devemos conduzir o nosso conhecimento para um tema específico ou devemos generalizá-lo?

Sei, por análise, que os especialistas alcançam sempre o sucesso antes dos generalistas.

Como devemos escolher o objecto da nossa generalização? De repente "plim" só gostamos de música? De repente "plim" só gostamos de motores híbridos?... e estamos dispostos a dedicar a nossa vida a isso?

Devo ter vindo da universidade que mais especialistas forma por ano, o técnico. Não me refiro só às áreas técnicas... são especifícos por feitio.

- Será culpa do famoso "dom"? Alguém que descobriu o "dom" a tempo e horas e teve a sorte de se dedicar a ele...
- Será uma forma de autismo? só conseguimos ver e assimilar "aquilo"...
- Será que é a única coisa para a qual temos geneticamente jeito?
- será que quanto mais nos especializamos mais a nossa curiosidade se aguça para descobrirmos ainda mais sobre o tema?

Serão os generalistas, específicos que ainda não descobriram o "dom"?
Talvez os generalistas não consigam saciar a sua curiosidade apenas com um tema. Por mais que se goste de gambas, é possível que se goste de robalo e até de brócolos.

Não digo que seja impossível especializar-nos com sucesso em mais que um tema, dois talvez... mas para o fazer "como deve ser" devemos estar dispostos a abdicar de algumas importantes como: vida social, "me" time e até mesmo vida sentimental...

Assim-assim, podemos fazer milhares de coisas. Saber um bocadinho de tudo, sem ser o verdadeiro "sabichão". Para pessoas seriamente curiosas é este o caminho que aconselho a seguir... para pessoas mais metódicas, especialização, sem dúvida.
Também podemos ser "bonzinhos" em dois ou três temas, agora "supra-sumo" acredito que só num...

O que me consola é que os "supra-sumos" que conheço se convertem num instante em workaholics e aí a única paixão ou fogo provém do objecto de especialização... e é tão bom ficar assim, a sentir calor de várias frentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário