terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Geração i (*ai*)

A coisa mais espantosa que nos aconteceu nos ultimos tempos deve ter sido as i"Stuff". iPhone, iBook, iPad encheram o nosso léxico de palavras, que apesar de começarem por *ai*, nos enchem de prazer.

Os romanos diziam que o povo precisa de pão e circo, actualizando a frase aos termos actuais, o que o povo precisa é de cupcakes e gadgets electrónicos.


São das relações mais puras que temos, apesar de "crasharem" com alguma frequência e também fazerem coisas completamente inexplicáveis, somos nós quem decidimos a altura de fazer reboot, shutdown ou upgrade.

Curioso, ao contrário dos nossos pais que acabaram por fazer uma revolução, devemos ser das gerações mais precárias que existiu mas viramo-nos do avesso para adquirir a nova versão de telefone que usamos como "prova de status" mesmo ao lado do livro de recibos verdes.

Ainda ontem falava isso com uma amiga, há uns anos atrás, a ideia de ficar num emprego convencional com horários rígidos e a sua consequente estabilidade, assustava-nos. Hoje em dia, a ideia de "estabilidade" já não nos parece assim tão má.
Mesmo nas relações, por mais que o marasmo nos invada, damos por nós a ponderar se a estabilidade não é preferível ao desconhecido.

No meio da nossa parafernália electrónica damos por nós a amedrontar-nos cada vez mais. A resignarmo-nos aos nossos *ais* com medo que o desconhecido nos traga *ais* ainda maiores.
O nosso disco rígido está cada vez mais cheio de "fragmentos", acumulados durante a nossa vida, devido a medos desenvolvidos por excessivos ataques ao nosso idealismo.
Aliás, o idealismo hoje em dia, vale tanto como um telefone de segunda geração. Pensamos que só nos leva a dissabores ou ao desemprego...

Da veia revolucionária dos nossos pais não nos sobra muito, apenas umas quantas conversas café com amigos mais chegados.

Espero que as gerações futuras tenham um upgrade em relação à nossa, que passem de geração i(*ai*) a geração y(*why*).

Blog updated via iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário